Política de Tratamento dos Tomadores de Seguros, Segurados, Beneficiários ou Terceiros Lesados

Âmbito

  • 1. A presente Política consagra os princípios adotados pela Nuno Afonso Alves - Mediação de Seguros, Lda, adiante designada por NUNO AFONSO ALVES LDA, no quadro do seu relacionamento com os tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados.
  • 2. Os princípios constantes desta Política refletem a visão e os valores da NUNO AFONSO ALVES LDA, traduzindo o comportamento esperado de todos os seus colaboradores e das Pessoas Diretamente Envolvidas na Distribuição de Seguros (PDEADS), que em nome da NUNO AFONSO ALVES LDA, prestem serviços aos tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados.
  • 3. A NUNO AFONSO ALVES LDA, divulgará a presente Política ao público, no seu sítio na Internet e internamente, junto dos seus colaboradores e PDEADS, com vista ao respeito pelos princípios nele consagrados.

Equidade, Diligência e Transparência

Os colaboradores devem contribuir para que seja assegurado a todos os tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, um tratamento equitativo, diligente e transparente, em respeito pelos seus direitos.

Informação e esclarecimento

  • 1. Os colaboradores devem, no exercício das suas funções, assegurar aos tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, a prestação das informações legalmente previstas e o esclarecimento adequado à tomada de uma decisão fundamentada, face à natureza e complexidade da situação, evitando a comercialização de contratos de seguros desajustados ao perfil dos mesmos.
  • 2. As comunicações com todos os tomadores de seguros, segurados, beneficiários e terceiros lesados, qualquer que seja o respetivo suporte, devem ser redigidas de forma clara e facilmente inteligível, reduzindo, ao mínimo, as dúvidas de interpretação. Este princípio é extensível a todo o material de suporte à venda e promocional ou publicitário.

Dados Pessoais

  • 1. O tratamento, efetuado com ou sem meios automatizados, dos dados pessoais dos tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, deve ser feito em estrita observância das normas legais aplicáveis e das regras de segurança, de carácter técnico e organizativo, adequadas ao risco que o tratamento dos dados apresenta.
  • 2. O tomador de seguro, segurado, beneficiário ou terceiro lesado, poderá ter acesso à informação que lhe diga respeito, solicitando a sua correção, aditamento ou eliminação, mediante contacto direto ou por escrito, junto das delegações da NUNO AFONSO ALVES LDA.
  • 3. Acresce ainda, que os colaboradores da NUNO AFONSO ALVES LDA, estão obrigados a guardar rigoroso sigilo sobre todos os factos e/ou informações respeitantes aos dados dos tomadores de seguro, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, cujo conhecimento lhes advenha do desempenho das respetivas funções.
  • 4. O dever de sigilo cessa apenas nas situações previstas na lei.

Prevenção e gestão de conflitos de interesses

  • 1. Os colaboradores devem revelar à NUNO AFONSO ALVES LDA, todas as situações que possam gerar conflitos de interesses, abstendo-se de intervir em tais situações.
  • 2. Considera-se existir conflitos de interesse sempre que os colaboradores sejam direta ou indiretamente interessados na situação ou no processo em curso, ou sejam os seus cônjuges, parentes ou afins em 2º grau, ou ainda sociedades ou outros entes coletivos em que direta ou indiretamente participem.

Celeridade e eficiência

Os colaboradores devem desempenhar as funções ou tarefas que lhes caibam, com rigor e qualidade, com vista a uma gestão célere e eficiente dos processos relativos a tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, designadamente em matéria de sinistros e de reclamações.

Qualificação adequada

A NUNO AFONSO ALVES LDA, assegura a qualificação adequada dos seus colaboradores, nomeadamente dos colaboradores que contactam diretamente com os tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, no sentido de garantir a qualidade do atendimento, presencial e não presencial.

Política Antifraude

  • 1. A NUNO AFONSO ALVES LDA, tem implementada uma política de prevenção, deteção e reporte de práticas de fraude contra os seguros, e prestará aos tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados, quando solicitado, informação genérica que sobre a mesma considerar relevante.
  • 2. A NUNO AFONSO ALVES LDA, pode adotar mecanismos de cooperação com as empresas de Seguros, nomeadamente no seio da Associação Portuguesa de Seguradores, com vista à prevenção, deteção ou reporte de suspeitas de fraude.

Reporte interno da Política de Tratamento

A NUNO AFONSO ALVES LDA, através do sistema de gestão do risco e controle interno, assegura os mecanismos de reporte e monitorização do cumprimento da política de tratamento.